quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ORGANELAS CELULARES

ORGANELAS CELULARES




Retículo endoplasmático: constitui uma rede membranosa que pode ter morfologia tubular ou de pilhas achatadas.
Existem dois tipos de retículos: o retículo endoplasmático granular (rugoso) e o retículo endoplasmático agranular (liso).
Ø Reticulo granuloso: síntese de proteínas.
Ø Reticulo não-granuloso: sintetiza, principalmente, lipídeos, os que constituem a bicamada lipídica da membrana (fosfolipídios), e os esteróides.

Complexo golgiense: É formado por vesículas com morfologia de sacos achatados. promover maturação e armazenamento de proteínas ribossomáticas, distribuição das moléculas sintetizadas eliminação de substâncias produzidas pela síntese celular através do processo de secreção.
Lisossomo: São compartimentos envoltos por membrana que contém um grupo de enzimas que digerem materiais introduzidos nas células ou elementos da própria célula (autofagia).

Plastos: também denominados de plastídeos, estruturas discóides, são orgânulos citoplasmáticos presentes exclusivamente em células de plantas e de algas, originados do processo de diferenciação dos proplastos (os protoplastídeos).

Mitocôndria: responsável pela produção de energia, importante para a respiração celular.

Vacúolos: estruturas revestidas por membranas. Existem três tipos com determinada função de acordo com o organismo: vacúolos digestivos, vacúolos contráteis ou pulsáteis e vacúolos de armazenamento.

Peroxissomos: são organelas membranosas, cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada H2O2).

Centríolo: túbulos de natureza protéica. Grande importância na divisão celular.