quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Biodiversidade - Seres Vivos

Biodiversidade

Os seres vivos se organizam desde o nível mais simples até o mais complexo. Os seres vivos estão organizado em níveis: célula, tecido, órgão, sistema, organismo, espécie, população, comunidade, ecossistema e biosfera.
• Célula: é a unidade morfológica (forma) e fisiológica (funcional) dos seres vivos. Os seres podem ser unicelulares, como bactérias e protozoários ou pluricelulares como arvores e animais;
• Tecido: o agrupamento de células forma os tecidos;
• Órgão: tecidos diferentes agrupados formam os órgãos;
• Sistema: vários órgãos interagem e desempenham determinada função no organismo dos seres vivos.
• Organismo: o conjunto de todos os sistemas (digestivo, urinário, respiratório etc.)
• Espécie: conjunto de seres vivos semelhantes e capazes de cruzar entre si, gerando descendentes férteis. Ex: Acerola (Malpighia glabra), Castanha-do-pará (Bertholletia excelsa), Goiaba (Psidium guajava).
• População: grupo de seres vivos da mesma espécie que interagem dentro do ambiente ou mesma região. Ex: se um Ipê é um individuo, muitos ipês são uma população, como muitas palmeiras também.
• Comunidade: são populações de espécies diferentes vivendo na mesma área. Ex: considera-se varias populações coexistindo em uma mesma região, como populações de botos, tartarugas, mangueiras e cutias.

Numa comunidade, os seres vivos interagem, isto é, estabelecem relações entre si. Diz-se que existe uma interdependência entre os seres vivos. Se, por exemplo, os vegetais desaparecessem, toda a comunidade ficaria ameaçada, pois os animais não encontrariam mais alimentos e acabariam morrendo.
Ex: Na flona tapajós podemos encontrar onças e cutias, a cutia é herbivora e se alimenta de frutos, sementes, por esse motivo realiza uma grande função na natureza que a dispersão de sementes de castanha-do-pará. A onça é um animal carnívoro que se alimenta de cutias, se essa predação for constante causando uma redução da espécie, consequentimente a dispersão das sementes irão diminuir.
• Ecossistema: é a interação entre os seres vivos (fatores bióticos) e o meio ambiente (fatores abióticos). Os seres vivos de uma comunidade são os componentes bióticos de um ecossistema; fatores físico-químicos do ambiente (luz, água, calor, gás oxigênio, etc.) são os componentes abióticos de um ecossistema. Assim, um lago, um rio, um campo ou uma floresta são exemplos de ecossistemas. Neles, encontramos seres vivos diversos (componentes bióticos) que se relacionam entre si e com os vários fatores ambientais, como a luz, a água, etc. (componentes abióticos). outros exemplos de ecossitemas são: Cerrado, floresta amazônica, mata atlântica, savana, igapó, várzea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário